A Cidade

0
87

Santo Amaro do Maranhão é um município brasileiro do estado do Maranhão. Sua população estimada em 2014 era de 15.110 habitantes. Conforme a Lei estadual nº 269, de 31-12-1948, foi criado o distrito de Santo Amaro e anexado ao município de Primeira Cruz. Em 10 de novembro de 1994, pela Lei Nº 6.127 é criado o município de Santo Amaro do Maranhão, com sede no Povoado Santo Amaro, subordinado à Comarca de Humberto de Campos.

Santo Amaro do Maranhão limita-se ao Norte com o Oceano Atlântico; a Leste com o município de Barreirinhas; a Oeste com o município de Primeira Cruz e ao Sul com o município de Barreirinhas.

Santo Amaro do Maranhão é um importante polo turístico, nos Lençóis Maranhenses. Sua estrutura de serviços é composta por pousadas, restaurantes, farmácias, agencias de receptivo e prestadores de serviços credenciados (veículos 4×4) junto ao ICMBio e a Secretaria Municipal de Turismo para operar no Parque. Possui também Agencia dos Correios/Banco do Brasil, Bradesco e CAIXA Aqui. É banhada pelo Rio Alegre, e o Lago de Santo Amaro. O acesso é através da BR 135, depois pela MA 402 e por fim mais 36 km de estrada de asfalto super tranquila até os estacionamentos no bairro olho d’água.

Turismo

Santo Amaro é um dos acessos e o mais próximo para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (o outro é a mais conhecida cidade de Barreirinhas) e é acessível através de veículos 4×2 até o final do asfalto nos estacionamentos no bairro Olho d’Água; uma área virgem e quase inexplorada. Apesar do quase anonimato da cidade, a maioria do território dos Lençóis faz parte do município de Santo Amaro que detém mais da metade do território incluindo inclusive as lagoas maiores. O parque é de fato dividido entre os municípios de Santo Amaro, Barreirinhas e Primeira Cruz embora essa ultima possua apenas uma pequena parte constituída principalmente por manguezais. O acesso a Santo Amaro está à 36 km a partir da BR 402. Além das lagoas aqui há de fato inúmeras trilhas que para os amantes de paisagens e natureza serão inesquecíveis.

Dentre os pontos turísticos do local, destaca-se a Lagoa da Gaivota, cenário do filme Casa de Areia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui